10 Alimentos Que Cachorro Não Pode Comer

Se você ama o seu cachorro, precisa ter muita atenção e cuidado com a alimentação dele. Não sei se você sabe, mas existem alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum. Nesse post vamos te mostrar os cinco principais alimentos que você precisa se atentar.

O motivo desses alimentos proibidos é que muitos deles podem conter toxinas, causar problemas gástricos e até mesmo cardíacos. Sendo assim, conhecer o que seu pet pode e não pode comer é fundamental.

É bem comum não hora de alguma refeição, que o nosso pet canino se aproxime com a cara de bonzinho pedindo um petisco. Sendo assim, não ceda pois, infelizmente, dependendo do que ele comer, você pode está fazendo um grande mal ao nosso querido cãozinho.

Alimentos Que Cachorro Não Pode Come
Imagem: Freepik

Quando tratamos da alimentação do nosso cachorro, existem situações que devem ter muita atenção nossa. Por exemplo, em datas comemorativas como Páscoa e Natal, alguns alimentos podem fazer muito mal. Por isso, a recomendação de não dar qualquer comida ao nosso pet, deve ser orientada também para eventuais familiares e visitas que estejam conosco nesse momento especial.

10 Alimentos Proibidos Para Cachorro

Essa é a lista de alimentos que você não pode dar ao seu cachorro. São eles:

  • Chocolate: Por conta da presença de teobromina, um estimulante natural presente no cacau que é tóxica para os cachorros. Esse é um dos principais alimentos que cachorro não pode comer.
  • Café: Além de também conter a teobromina, o café ainda tem a cafeína, que pode afetar o sistema nervoso dos cães.
  • Açúcar e sal: tenha muito cuidado com alimentos ricos em sal e açúcar, pois eles podem causar hipertensão, obesidade e doenças renais em nossos cães.
  • Uvas: As uvas fazem muito mal ao nosso pet canino, por conta da toxicidade que leva a muita ingestão de água e uma possível lesão nos rins.
  • Álcool: Extremamente perigoso e pode causar vômitos, diarreia, problemas no sistema nervoso central e até a morte. Tenha muita atenção.
  • Xilitol: Se você não conhece, esse é um adoçante artificial muito comum em chicletes e algumas pastas de amendoim. O xilitol pode causar hipoglicemia, convulsões e insuficiência renal em cachorros.
  • Cebola e alho: Por conta da presença do tiossulfato que, apesar de não causar problema para nós humanos, ela altera a hemoglobina nos cães, o que pode causar anemia.
  • Nozes: Apesar de não conter nenhuma substância tóxica, as nozes são ricas em gorduras e muito calóricas, elevando o risco de obesidade e aumento do colesterol nos cachorros.
  • Comida de gatos: O pior é que não. Cachorros não podem comer a ração dos gatões e vice-versa, isso ocorro porque normalmente a ração dos felinos tem muito mais proteínas e isso pode sobrecarregar os rins dos nossos cachorrinhos.
  • Salmão: Aqui o problema aqui não é o alimento, e sim o preparo. O salmão cozido não oferece nenhum risco à saúde do cachorro, quando ao salmão cru, este pode conter parasitas que pode transmitir até uma doença fatal. Na dúvida… Evite!

Quantas Vezes o Cachorro Tem Que Comer por Dia?

Para saber essa resposta, primeiro você precisa entender que a frequência de alimentação do seu cachorro, depende da sua idade, tamanho, raça e atividade física que ele faz. De fato, os filhotes precisam se alimentar com mais frequência do que os adultos.

A melhor forma de saber isso é consultar com um médico veterinário, que lhe fará recomendações adequadas, não apenas sobre a quantidade de vezes que você deve dar comida ao seu cachorro, bem como sugestões de rações, suplementos e outros tipos de alimentos.

Tenha Atenção e Cuidado com a Obesidade Canina

Além de ter atenção com alimentos que cachorro não pode comer, outra questão que você precisa ter cuidado e atenção é a obesidade canina. Em geral, essa obesidade nos cachorros acontece por conta de uma alimentação errada, pela falta de exercícios como passeios diários e também, a depender do animal, até mesmo uma tendência genética.

Assim como acontece com nós, seres humanos, a obesidade pode causar alguns problemas de saúde para o nosso pet canino como, por exemplo: artrite, diabetes, problemas motores e principalmente, problemas cardíacos. Para evitar isso, mantenha além de exercícios com caminhas frequentes, uma alimentação correta e balanceada.

Agora atenção! Se você perceber alguma alteração de peso e diminuição da mobilidade do seu cachorro, não deixe de consultar imediatamente um veterinário. Apenas ele pode criar um plano de emagrecimento saudável para o seu querido pet.

É Seguro Dar Osso Para Cachorro?

Você pode achar que é normal dar osso para cachorro, contudo, vamos te explicar algumas coisas importantes. Se formos analisar os benefícios, os ossos são uma excelente fonte de nutrientes, ajudam na limpeza dos dentes, além de ser uma grande alegria e diversão para os cães.

Você não deve de forma nenhuma dar para o seu cachorro ossos de galinha e peru. Esses tipos de ossos se partem facilmente, criando pontas, que podem causar obstruções no intestino do seu pet, além de uma possível perfuração com sangramento.

Se for oferecer um osso para o seu cachorro, a melhor opção são os ossos duros, como por exemplo, os de carneiro. Entretanto, não se esqueça de ficar sempre de olho quando ele estiver roendo. Um veterinário pode te dar algumas dicas sobre isso, mas, a nossa sugestão será: na dúvida, evite dar ossos ao nosso amigo peludo.

Agora você já sabe quais alimentos cachorros não pode comer e usar isso no seu dia a dia.
Sem dúvida, você terá momentos bem felizes com seu pet, mantendo a segurança alimentar e evitando problemas maiores.
Gostou do post? Não esquece de comentar e compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *