Aprenda a Tirar a Sua CNH Digital

A CNH Digital é uma versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para smartphones. Foi lançado em 3 de julho de 2018, integrado ao aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A CNH Digital facilita o comparecimento dos motoristas a todos os serviços de assistência ao motorista sem a necessidade de portar todos os documentos, como a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Em vez disso, o motorista pode usar o aplicativo e apresentar sua CNH digital aos serviços.

A CNH Digital permite ao motorista acessar todos os dados armazenados na CNH impressa, mas agora em formato digital. Esses dados incluem informações sobre a validade da carteira de motorista, a classe de habilitação do motorista, as infrações cometidas, as penalidades aplicadas, bem como a lista de veículos autorizados a circular pelo motorista.

Certamente, além dos benefícios, a CNH Digital também traz alguns riscos. Por ser um documento digital, pode ser facilmente duplicado ou alterado para fins maliciosos. Por isso, é importante que o motorista tome algumas medidas para proteger a segurança do seu documento, como manter o celular bloqueado com senha de acesso e ativar a autenticação de dois fatores para acessar o aplicativo.

Imagem retirada do próprio Google

1- O que é CNH Digital?

Em primeiro lugar, a CNH Digital é basicamente um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Brasil (SSP) em parceria com o Detran, que permitirá o acesso aos documentos do motorista diretamente no celular ou tablet sem a necessidade de portar a CNH física.

2- Que tipos de documentos podem ser acessados?

Decerto, o aplicativo dá acesso ao cadastro de multas, finalização do curso de habilitação, dados do veículo como categoria, tipo, ano de fabricação e habilitação, além de informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como validade, placa da categoria, matrícula, pontuação atual e data da próxima reciclagem.

3- Como acessar a CNH Digital?

O aplicativo CNH Digital está disponível para Android e iOS. Portanto, é necessário baixá-lo, e realizar um cadastro informando os dados da CNH física. O usuário terá que fornecer alguns dados extras para garantir a segurança da CNH Digital, como CPF, nome completo, data de nascimento e informações adicionais.

4- Qual o nível de segurança da CNH Digital?

O aplicativo possui um altíssimo nível de segurança, que inclui criptografia e autenticação por meio de uma senha única gerada pelo próprio sistema. Contudo, é importante ressaltar que o aplicativo não gera nenhum registro adicional em nenhuma base de dados pública ou privada.

Quais são os maiores benefícios do canal digital

1. Mais praticidade: O portador pode utilizar seu aparelho para comparecer à Vistoria Veicular e aquaviária, além de realizar alguns procedimentos no Detran ou em postos de gasolina, não precisando mais portar o documento físico consigo.

2. Foco na segurança: Com o formato digital, há maior monitoramento do motorista e melhor controle por parte do Crédito Original no que diz respeito a práticas ilegais e fraudes.

3. Digitalização do documento: O portador da CNH Digital também pode digitalizar sua CNH, mantendo sua autenticidade, permitindo que ela seja compartilhada com quem for necessário, sem perder a validade.

4. Verificação segura e rápida: O cadastro da CNH Digital é verificado de forma totalmente segura, a regra de segurança prevista afasta qualquer tentativa de invasão ou fraude. O processo é realizado de forma prática, em pouco tempo.

Passo a passo para emitir a CNH digital

1. Em primeiro lugar, acesse o site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do seu Estado e encontre o link ou informações sobre como obter a Carteira Nacional de Habilitação.

2. Certifique-se de que todos os documentos necessários estejam disponíveis. Essa documentação pode incluir o RG emitido pelo órgão em questão, uma fotografia atualizada, o certificado de aprovação no exame teórico e o número da autorização. Você também deve se certificar de que os documentos estão atualizados.

3. Depois de reunir todos os documentos necessários, primeiro você precisa se registrar no sistema SSP. É necessário fornecer os dados profissionais, pessoais e de endereço necessários.

4. Concluído o cadastro no sistema SSP, indique a opção de emissão de carteira de habilitação digital. Em seguida, crie uma conta no portal do órgão responsável e siga as instruções para emissão da carteira de habilitação.

5. Após o envio da sua inscrição, você receberá um link para baixar a CNH digital em seu celular. Sendo assim, se você se cadastrar no site da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), também terá acesso ao link.

6. Feito isso, você pode usar seu celular para validar a autenticidade de sua CNH digital. Sendo assim, é necessário baixar o aplicativo autenticador e seguir as instruções no aplicativo para confirmar a autenticidade da CNH.

7. Por fim, com a CNH validada, você poderá dirigir legalmente. Tenha cuidado e não se esqueça de avisar a sua seguradora que agora você tem uma carteira de motorista digital.

Se prepare agora pra tirar a sua CNH Digital e não esquece de compartilhar o nosso post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *