CadÚnico – Veja Aqui Como se Cadastrar e os Benefícios Vinculados
A inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) é uma das principais ações exigidas para o acesso aos programas dos governos federal, municipal e estadual. De fato, o cadastro possibilita a identificação dos beneficiários, fazendo parte da Política de Assistência Social.
Para se matricular, é necessário reunir os seguintes documentos: RG (ou CNH, passaporte, certificado de reservista, entre outros); CPF; comprovante de residência; documento de identidade dos demais integrantes que farão parte do cadastro (caso não apresente RG, deverão ser fornecidos documentos como carteira de trabalho.
Além disso, certidão de nascimento, entre outros); comprovativo de rendimentos de 3 contribuições mensais para a Segurança Social; e comprovante de renda per capita (documento que informa quanto ganha cada membro da família).

É importante lembrar que cada município possui características específicas para o processo de cadastramento. Além disso, o acompanhamento das atualizações nos órgãos responsáveis pela execução dos programas pode ser fundamental para esclarecer quais documentos e informações são necessários para a inscrição.
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é uma política permanente de inclusão social. Criada em abril de 2004, com base na Lei n.º na rede de proteção social do governo federal e na ampliação do acesso a oportunidades no país.
O CadÚnico visa promover o acesso a programas sociais com base na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), programas de transferência de renda, alimentação, saúde, educação e geração de trabalho e renda. Além disso, é responsável por viabilizar a identificação e seleção de beneficiários nos programas sociais do governo e contribuir para a manutenção do cadastro de brasileiros nos demais estados da federação.
Trata-se de uma iniciativa bem recebida pela população e tem sido elogiada por seu sistema de proteção às famílias de baixa renda. Haja visto que inclui a possibilidade de arrecadar recursos do governo para ações que reduzam o sofrimento social decorrente da miséria e da pobreza. As famílias são classificadas conforme a situação socioeconômica, o que é verificado por meio de entrevistas realizadas por equipes de técnicos.
O Cadastro Único tem cerca de 60 milhões de famílias cadastradas, espalhadas por todos os estados do país. Ele é atualizado regularmente para garantir que os cadastrados atendam aos critérios estabelecidos na legislação específica. Além disso, possibilita a identificação exata dos beneficiários previstos na legislação específica.
Como Se Inscrever No CadÚnico
Para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), é necessário que o interessado tenha documento de identidade (RG), comprovante de residência, CPF e cópia do título de eleitor (somente maiores de 16 anos devem apresentar o título de eleitor cartão de Registro).
Após localizar e entrar em contato diretamente com o Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o interessado deverá preencher os formulários pessoalmente, com endereço, nacionalidade, município de nascimento, estado de nascimento, data de nascimento, etc.
Logo após a apresentação dos documentos, o interessado poderá realizar entrevista com o órgão para avaliação dos fatores socioeconômicos. O objetivo é verificar se o requerente realmente tem direito ao CadÚnico.
Antes de tudo e se aprovado, o interessado receberá o Cartão Único de Registro contendo o Número de Identificação Social (NIS). O NIS é o identificador do Cadastro Único.
Quais os benefícios vinculados ao CadÚnico
1. Acesso a diversos programas sociais: O CadÚnico oferece acesso a programas sociais administrados pelo governo federal, como: Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Benefício de Prestação Única (BPU) entre outros.
2. Identificação do usuário: O CadÚnico tem a função de fornecer senhas individuais que servirão para identificar os usuários nos Postos de Atendimento.
3. Acesso aos trâmites da Previdência Social: O CadÚnico possibilita o acesso aos trâmites da Previdência Social. O usuário pode encaminhar certidões, comprovar renda e até solicitar códigos para contribuir com a previdência.
4. Consulta de informações no Portal CadÚnico: O CadÚnico disponibiliza a possibilidade de consulta de informações por meio do Portal CadÚnico. Nele é possível acessar cadastros, informações detalhadas sobre as famílias, além de acessar relatórios de diversos programas do governo federal.
5. Acesso ao formulário CAIXA FIC: Uma das vantagens mais importantes do CadÚnico é o acesso ao formulário CAIXA FIC. A CAIXA FIC é responsável por solicitar os dados e informações necessários para a liberação do crédito via cadastro no Banco do Brasil.
Considerações finais
Com toda a certeza, o Cadastro Único é uma ferramenta importante para garantir os direitos sociais das famílias de baixa renda. Permite que sempre que mudem de domicílio ou precisem atualizar dados, possam ser rastreados com eficiência e rapidez, sem perder o acesso a todos os benefícios disponibilizados pelo governo.
Além disso, o Cadastro Único possibilita uma melhor análise das vulnerabilidades sociais das famílias, possibilitando a criação de soluções efetivas para o enfrentamento das desigualdades sociais.
Portanto, podemos concluir que o Cadastro Único é uma importante ferramenta na promessa de garantir a Equidade Social para milhões de brasileiros. É fundamental lembrar que sua efetiva implementação depende da conscientização, participação e colaboração de todos para que seus resultados sejam alcançados.