Como Cuidar de Orquídeas em Casa?

Uma das plantas mais bonitas que podemos ter em nossas residências, sem dúvidas são as orquídeas. Com diferentes cores e tamanhos, essas maravilhosas plantas ficam bem em diferentes ambientes e até mesmo em escritórios. Agora diz pra mim: você sabe como cuidar de orquídeas em casa?

Apesar de ser uma planta que se adapta facilmente em diferentes locais, as orquídeas precisam de cuidados com a luminosidade, temperatura, rega, umidade e adubação. Mas não se preocupe que vamos te ensinar isso.

As orquídeas são utilizadas muitas vezes como presentes e usamos momentos especiais para darmos essa planta como um mimo para pessoas que queremos o bem. Se você ganhou ou comprou uma orquídea, nesse post vamos te mostrar como transformar essa linda criação da natureza, em algo presente na sua vida.

como cuidar de orquídeas em casa

As orquídeas que conhecemos é uma família de plantas da ordem das Orchidales, tendo a maior diversificação de espécies em todo o mundo. Hoje temos cerca de 25.000 tipos de orquídeas catalogadas.

Uma curiosidade sobre as orquídeas é que elas são extremamente adaptáveis, sendo encontradas ambientes que vão de florestas tropicais, até regiões áridas e montanhosas. Em todos os continentes de nosso planeta temos orquídeas, com exceção da Antártida.

Você sabia que a maioria das espécies de orquídeas selvagens (nativas e crescem em matas e florestas) estão protegidas pelas leis de conservação ambientais? Sendo assim, quando adquirir uma orquídea para embelezar o seu ambiente, verifique a origem da mesma e aprenda como cuidar de orquídeas em casa.

7 Dicas de Como Cuidar de Orquídeas

Você acabou de comprar ou ganhou uma orquídea e agora precisa aprender a cuidar e conservar, seja na sua casa ou no seu escritório. Veja agora as 7 dicas que irão te ajudar muito.

  • Cuidado com a luminosidade: as orquídeas precisam de uma luz indireta sendo assim, você deve evitar colocar as mesmas perto de janelas e locais onde o sol possa bater.
  • Atenção à temperatura do ambiente: a melhor forma de deixar a sua orquídea saudável é evitar locais de alta temperatura. Essa espécie vegetal suporta temperaturas entre 18 e 25 graus.
  • Nível de umidade: as orquídeas necessitam de um nível de umidade elevado então, dentro da sua casa ou escritório, coloque as plantas próximo de áreas mais úmidas como o banheiro ou a cozinha.
  • Observe o solo da sua orquídea: é necessário que esse solo seja bem leve pois a drenagem é importante. Mas não se preocupe, a grande maioria das lojas de jardinagem vendem solo específico para orquídeas.
  • Cuidado ao regar: ao contrário do que algumas pessoas imaginam as orquídeas não se adaptam aos solos úmidos, por isso você deve manter a atenção e não regar as suas plantinhas com muita frequência.
  • Processo de adubação: é muito importante que você adube as suas orquídeas, para isso, adquira fertilizantes ou adubos específicos para essa espécie vegetal nas lojas de jardinagem.
  • Troca de vasos e potes: essa dica talvez seja a mais importante, pois, você deve trocar o pote ou vaso da sua orquídea, bem como o substrato a cada 2 anos. Você sabia disso?

Melhores Espécies de Orquídeas em Vasos?

A melhor forma de cuidar da sua orquídea em vasos é manter a atenção à sua planta. Sem dúvidas nenhuma é importante também seguir as 7 dicas que acabamos de te ensinar.

Se você pretende adquirir uma orquídea para sua casa e cuidar da mesma num vaso, essas são as 5 espécies mais indicadas:

  • Phalaenopsis: uma das espécies mais fáceis de cuidar. É uma orquídea com flores grandes e de diversas cores. Facilmente encontrada em lojas de jardinagem.
  • Cattleya: essa espécie tem flores grandes e coloridas. A planta é de tamanho médio e prefere locais com temperatura mais quente.
  • Dendrobium: belíssima espécie com flores pequenas, coloridas e tolerantes a luminosidade mais baixa. Uma excelente opção.
  • Pahiopedilum: espécie com tamanho pequeno, flores médias e muito coloridas. Ótima para escritórios por conta de serem adaptáveis à baixa luminosidade.
  • Cymbidium: essa é uma espécie muito adquirida e belíssima. Tem o tamanho médio, flores grandes e coloridas.

Porque Você Deve Ter uma Orquídea em Casa?

Muitas culturas usam as orquídeas como símbolos de ornamentação e espiritualidade, focadas na elegância, pureza e raridade. Em algumas culturas as orquídeas são associadas à fertilidade, beleza e sensualidade. Você sabia disso?

Existem diferentes tradições e culturas religiosas e cada pessoa pode nutrir um sentimento de expressão seja por uma planta que você cuida, por um animal de estimação, etc. Enfim, cada pessoa segue o seu sentimento.

Você deve ter e aprender como cuidar de orquídeas em casa porque elas representam:

  • Beleza: por serem exóticas e delicadas, são comumente utilizadas como símbolo de perfeição.
  • Pureza: as orquídeas também são associadas ao sentimento de pureza, por serem delicadas e frágeis.
  • Elegantes: por serem versáteis e sofisticadas, algumas espécies são muito associadas aos símbolos da nobreza e riqueza.
  • Raridade: como vimos nesse post, existem milhares de espécies de orquídeas e, algumas delas, raras e bem difíceis de cuidar. Então a simbologia de exclusividade sempre estará associada a essa planta.

Agora é com você. Se você já tem uma, já sabe como cuidar de orquídeas em casa.
Se ainda não tem. Pense em ter uma, por tudo que ela pode representar pra você.

Espero que tenha gostado desse post e não esquece de comentar e compartilhar para nos ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *