Gato Pode Tomar Banho? Descubra Agora!

Os gatos são animais de estimação fantásticos com uma personalidade independente e cheia de atitude. Se você é tutor de um bichano sabe que ele pode conviver facilmente em qualquer casa, entretanto, assim como qualquer outro pet, existem desafios e cuidados que precisamos ter. Por exemplo: Gato pode tomar banho? O que você entende sobre isso?

Um dos maiores desafios para quem tem um gato em casa é o banho. Alguns gatos têm muito medo da água, o que torna essa tarefa muito difícil. Portanto, você deve prestar muita atenção e tentar fazer com que esse momento se torne algo muito prazeroso pra ele.

Mesmo o gato sendo um animal muito higiênico e limpo por natureza, o banho ainda assim é algo muito necessário para remover pulgas, deixar a pela saudável e remover os odores desagradáveis.  Aprenda a criar uma rotina para o seu pet que com certeza vai trazer muita saúde e alegria pra ele.

Gato pode tomar banho
Imagem: Canva Pro

Olha só, gato pode tomar banho e você já sabe disso, entretanto, você deve buscar produtos específicos para o seu pet. Uma dica muito útil é que você evite usar produtos para cachorros no seu gato, pois, a pele é muito diferença e pode causar problemas de pele, alergias e outras irritações cutâneas.

Além de banho o seu gato precisa de outros cuidados como: alimentação e dieta equilibrada, água limpa e boa hidratação, uma caixa de areia limpa, brincar e fazer atividades físicas. Além disso, jamais se esqueça de fazer visitas constantes ao veterinário para exames de rotina e verificações da saúde.

7 Dicas Para Dar Banho no Seu Gato

Se você tem um gato sabe que muitas vezes essa atividade é bem desafiadora. Sendo assim, confira sete dicas excelentes e práticas para dar banho no seu felino.

  • Comece o banho aos poucos. Evite introduzir o seu gato completamente na água, faça isso de forma gradual que será muito melhor para ele.
  • Use uma bacia pequena, confortável, rasa e com água morna. Isso o deixará mais confiante e com segurança durante o banho.
  • Sempre use shampoo e outros produtos de higiene específicos para gatos. Eles são produzidos com substâncias que não causam problemas de saúde para os nossos animais.
  • Na hora de enxaguar o seu gato, faça isso com cuidado e sem forçar o animal. Isso evitará que ele fique irritado e aos poucos os deixarão mais seguros com o banho.
  • Ofereça sempre uma recompensa após o banho. Ele vai entender que caso se comporte bem ganhará um petisco, por exemplo. Isso no médio prazo se torna para ele uma experiência positiva.
  • Não tenha nenhuma reação agressiva com seu animal. Você precisa ter paciência para que não se torne essa experiência traumática e cada vez mais resistente.
  • Se o seu gato se mostrar altamente resistente, ofegante e com palpitações cardíacas. Busque a orientação de um veterinário, pois ele sempre é o único que vai te dar a solução correta, prezando a saúde do seu animal de estimação.

Posso Secar o Gato com Secador de Cabelo?

Sem dúvida essa não é a melhor opção para você secar o pelo do seu gato após o banho. O vapor quente e o próprio barulho do equipamento podem deixar o seu pet muito irritado ou medroso e essa, que seria uma atividade simples, passe a ser desafiadora.

Contudo, secar os pelos do seu gato após o banho é muito importante para a saúde pois:

  • Previne doenças: Com o pelo molhado ou úmido, os riscos de uma infecção na pele por fungos e bactérias podem aumentar. Uma dica importante é sempre secar os ouvidos para evitar uma otite.
  • Melhora a circulação sanguínea: Quando você seca o seu gato com a toalha, também está estimulando a circulação do sangue no animal e isso faz muito bem para ele.
  • Evita o frio: A função dos pelos num gato é exatamente protege-lo do frio. Se esse estiver úmido ou molhado, o animal ficará muito desconfortável e até mesmo mal humorado.
  • Melhora a aparência: Ao secar o pelo de forma correta com uma toalha e escova, você deixará o seu gato mais saudável  e limpo e, com certeza, com uma aparência melhor e bem cuidada.

Atenção com a Higiene dos Gatos

Agora que você já viu em nosso post que gato pode tomar banho, é muito importante ter atenção para outros aspectos da higiene dos gatos. Você como um bom tutor do seu pet deve cuidar de mais algumas coisas bem importantes.

Assim como acontece nos cães, os gatos também estão sujeitos a terem tártaros e placas bacterianas na dentição. Para evitar isso, você precisa fazer  a higiene bucal do seu bichano, sempre lembrando de ter paciência e dar carinho pois, pra ele pode se bem desconfortável.

Outro ponto de atenção com a higiene dos gatos está relacionado ao corte das unhas. Se o seu gato fica muito em casa ou apartamento, a tendência é que as unhas deles não se desgastem tanto. Sendo assim, tenha o hábito de cortar sempre e use também um arranhado para que ele brinque om as unhas. Esse item é facilmente encontrado em lojas de pets.

Conta pra gente. Já está pronto para dar banho e cuidar da higiene do seu gato?
Faça isso com muito amor, carinho e respeito, retribuindo para ele tudo que ele trás de positivo pra sua vida.
E não esquece, de comentar e compartilhar o nosso post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *